COWORKING, ESPAÇOS OU PESSOAS

COWORKING, ESPAÇOS OU PESSOAS

Compreender o objetivo desses espaços é um desafio que supera seu ambiente.

Mergulhar nesse mercado vem sendo uma experiência prática muito distante do fantástico “Mundo Google” tão fantasiado por aí, criar um ambiente colorido e espalhar pufes não resolve um problema clássico que está encravado nos cérebros empreendedores de algumas gerações. A prática da inovação continua sendo um desafio a ser superado por aqueles que insistem em inovar nas cores e no espaço mas resistem nos pensamentos.

Um aumento de 25% de unidades em operação em 2019, sinalizou a relevância do segmento, e a tendência é de números ainda maiores para o pós pandemia. Estudamos modelos já implementados no Brasil, sobretudo os implementados no Paraná, que hoje representam 6% dos espaços conhecidos em todo o país.

Comparando a operação de alguns modelos de fora do Brasil, ou mesmo a modelos que operam em grandes centros como São Paulo por exemplo, acabamos encontrando algumas distorções associadas ao foco estratégico desses negócios, e para nossa surpresa essas distorções são provocadas pelos próprios sócios.

A ideia de rentabilizar sobre o imóvel parece não abandonar alguns empreendedores, que ao sinal de prosperidade do segmento lançam investimentos sobre a estrutura e ignoram a compreensão mais nobre que deve acompanhar esses ambientes. Despertar para essência colaborativa, continua sendo o desafio “zero” para empreendedores que insistem em transformar espaços sem compreender as pessoas e sobretudo a mudança de comportamento que altera o mercado de trabalho e exige locais que fomentam relacionamento e sintonia entre os seus integrantes.

Fazer negócios no futuro é compreender pessoas, seus desafios, expectativas e a forma delicada como se relacionam. Não se trata somente de um espaço e sua rentabilidade mas de pessoas e relacionamento.

Esse tem sido nosso principal desafio, cuidar das pessoas e suas expectativas é o nosso ambiente.

Por Tiago Rockembach – Sócio proprietário do Cais Coworking Toledo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *