Trabalho Flexível – O futuro foi antecipado

Em pesquisa realizada pela PwC 68% dos profissionais entrevistados relataram que projetavam, em um futuro próximo,trabalhar com horários flexíveis e de forma remota em dias programados. Isso quer dizer que mais da metade dos profissionais consideravam importante ter uma rotina adaptável.

A pandemia do Coronavírus antecipou este futuro. Hoje, mais de 43% das empresas brasileiras adotaram o trabalho remoto.

Entretanto, nem todas as empresas estavam prontas para esta transformação. Ao adotar um modelo mais flexível de trabalho, uma empresa precisa entender quais são as necessidades das equipes.

1. Equipes sem identidade

2. Falta de senso de pertencimento

3. Fluxo ruim de processos e comunicação.

Estes são os três principais fatores que levam ao fracasso de organizações quando o assunto é o trabalho remoto.

Para implementar uma rotina de trabalho flexível e produtiva é importante considerar alguns fatores:

1. Mapeie seus processos e os pontos de conexão entre cada área no processo. A visualização do processo favorece a comunicação e o entendimento de papeis e responsabilidades dentro da estrutura.

2. Implemente uma cultura colaborativa. Equipes multidisciplinares foram as que mais facilmente de adaptaram à rotina remota.

3. Comunique-se constantemente com sua equipe e favoreça a comunicação sem burocracia: a influência da segurança e valorização de funcionários também é um dos fatores determinantes para o sucesso do trabalho remoto.

4. Avalie o espaço onde o colaborador vai realizar o seu trabalho remoto. Um local bem estruturado, com todos equipamentos e mobiliários propícios para a realização do trabalho, é altamente valorizado pelos profissionais, por exemplo. A flexibilização do espaço de trabalho vem como solução para organizações que querem estar alinhadas com as tendências do futuro do trabalho, mas é necessário manter a separação da rotina, trazendo aspectos do escritório e disciplina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *