Concorrência ou co-participação?

Dentro de um espaço de coworking é muito comum que duas (ou até mais) empresas de um mesmo segmento façam parte da comunidade. Para algumas pessoas ainda pode soar meio estranho; “Concorrentes no mesmo ambiente?” Sim! Podemos dizer ainda, essa é uma das sete maravilhas do Coworking.

Em várias apresentações aqui no Cais, uma das primeiras perguntas de algumas pessoas, que pretendem instalar sua marca por aqui é: “vocês já tem aqui dentro alguma empresa ou profissional no meu ramo?” Se a resposta for positiva, e a reação negativa, pode ser um indício de que ela não possui perfil para trabalhar em ambiente coletivo, e, possivelmente, precisa rever seus conceitos de mercado e concorrência.

Imagine a seguinte situação, três jovens desejam abrir uma nova escola de inglês em um bairro X da cidade. No momento em que o pedido chega à junta comercial, ele é negado. Motivo? Já existe uma escola de inglês no bairro X, e os administradores da junta, acreditam que é melhor dar preferência a quem chegou primeiro. Surreal, certo?

Em um coworking não é diferente. Certa vez recebi uma oferta de locação de espaço com a condição de dar exclusividade no segmento da empresa que locaria aqui no Cais. Neguei, claro. Isso não é mercado, se você precisa de exclusividade em seu segmento para sobreviver, tem algo errado acontecendo.

Felizmente, esse cenário está mudando. Aqui no Cais, por exemplo, temos vários casos muito bacanas de concorrentes (parceiros) que se uniram para melhorar o cenário de atuação deles e para oferecer mais a seus clientes, enfim… Unir forças para um objetivo em comum. Sabe o que é isso? COLABORAÇÃO!

Mas se você ainda sente certa dificuldade em trabalhar em conjunto com outras marcas do seu segmento, se liga só nas dicas que vou te dar:

Identifique sua fatia do mercado. Não é porque você fabrica sucos, que todos irão gostar do seu suco. Saiba quem são os early adopters do seu produto e foque neles. Existem sucos de vários sabores e preços.

Não abrace o mundo. Você tem um diferencial competitivo? Foque nele, quem não tem um caminho traçado, qualquer lugar é destino.

Visualize possibilidades. Você acaba de chegar a um coworking e seu concorrente está ali também, que tal descobrir mais sobre ele, e como ele pode te ajudar a potencializar seu negócio. Quais são as qualidades que você tem que podem ajudar ele, e vice-versa? Sabe quele cliente que você perdeu por não ter know how em alguma área? Então…

– Dê espaço e privacidade a ele. Mesmo mantendo uma relação incrível, formatando parcerias e atendendo em conjunto, vocês ainda são concorrentes e, pode ser, que tem algumas coisas que ele não queira abrir para você, ou ele prefira manter o sigilo. Respeite isso. Evite visitas constantes ao espaço dele e “ficar perguntando demais” também pode soar estranho.

2 thoughts on “Concorrência ou co-participação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *